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IV Seminário
Internacional

Recuperação de Áreas
Degradadas no Pampa
e Campos Naturais

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16-18

Abril de 2024

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Salão de atos da Faculdade de Agronomia da UFRGS 

Av. Bento Gonçalves, nº 7712.
Bairro Agronomia, Porto Alegre - RS.

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PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

16 de Abril

Terça - Feira

8h00

Credenciamento (entrega de identificações/crachás) e inscrições no local

8h30

Sessão de abertura

9h00

Fisionomias Florestais e Campestres do Bioma PAMPA e Regiões Campestres

Dr. Heinrich Hasenack - UFRGS

10h00

Uso da Terra Atual, Cenários de Conversão e a Real Vocação do PAMPA

- Moderador – Dr. Miguel Dall’Agnol – UFRGS

- Dr. Federico Gallego - Facultad de Ciencias, Univ.de la República -Uruguay.

- Dra. Sandra Torrusio - Facultad de Ciencias Naturales y Museo - Universidad Nacional de La Plata - Argentina 

- Dr. Javier Beltrán - The Nature Conservancy - Argentina 

11h45

Minas de Carvão Mineral: Da Recuperação de Áreas Degradadas à Transição Energética

M.Sc. Cristiano Weber - COPELMI Mineração

12h30

Intervalo para almoço

14h00

Espécies Nativas de Importância Socioeconômica e Ambiental do Pampa 

Moderador: Dr. Claudimar Fior - UFRGS

Espécies do Pampa e o Paisagismo

Eng. Agr. Frederico Karam – SummoSolo - Plantas Ornamentais

Espécies Alimenticias Medicinais e Condimentares

Dra. Magnolia Silva - UFRGS

Espécies de butiazeiros nos Campos Sulinos e a Rota dos Butiazais

Dra. Rosa Lia Barbieri - EMBRAPA

15h30

Intervalo

16h00

Processo de Construção de Fertilidade Visando Conservação de Solo e Água

Dr. Gleidson Gimenes Rieff e Eng.Agr.Matheus Leite Vasconcelos - DAGRAMAS

16h20

Novas soluções em Hidrossemeadura para o Mercado de RAD

M.Sc. Rodrigo Zaleski-VERDETEC

16h40

Práticas de Agricultura Conservacionista na Gestão Ambiental do Agronegócio na Prevenção da Degradação 

- Moderador – Eng. Agr. Humberto Dauber - AEAPA.

- Dr. Luís Humberto M. Villwock-Tecnopuc-Porto Alegre

- Dr. Jamir Luís Silva da Silva – Dagramas – Camaquã, RS

17 de Abril

Quarta - Feira

8h30

A Silvicultura no Pampa e os Desafios Socioambientais

- Moderadora – Dra. Marília Lazarotto - UFPEL

- Dr. Alejandro Brazeiro - Facultad de Ciencias  - Universidad de la República

- Eng. Fernando Dalla Tea - Forestal Argentina

- Eng. Beatriz Reitano - Forestal Argentina

- AGEFLOR- Associação Gaúcha de Empresas Florestais.

- Adriana Rosa Campagna- FEPAM- RS

10h30

Estratégia 2030: um case de atuação em Natureza, Conservação e Biodiversidade

Leonardo Henrique da Silva - CMPC

11h00

Espécies Invasoras de Alto Impacto Socioeconômico e Ambiental

Moderadora - Dra. Fabiane Vezzani - UFRGS

O capim-annoni e seus Impactos na Recuperação de Áreas Degradadas
Dra. Fabiane Pinto Lamego - EMBRAPA

O Manejo do Javali em Hortos Florestais do Rio Grande do Sul 

Biólogo Francisco Caporal - CMPC

12h30

Intervalo para Almoço

14h00

Governança e Ordenamento Territorial

- Moderador: Dr. Gustavo Zuleta-Univ. Maimónides-Argentina

- Dra. Marjorie Kauffmann - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura-SEMA-RS 

- Dr. Marcel Achkar - Facultad de Ciencias-Univ. de La Republica-Uruguay

- Dr. Diego Moreno – CICLA Desarrollo Sustentable S.R.L.- Argentina.

15h30

Programa REVERTE – Recuperação de Pastagem Degradada

Dr. Bruno Cesar Ananias - Gerente de Sustentabilidade Brasil - Syngenta

16h00

Intervalo

16h30

Desafios e Perspectivas na Restauração de Áreas Degradadas: Estudos de Casos no Pampa

Dr. Sebastião Venâncio Martins- UFV, Viçosa, MG

17h15

Restauração de Áreas Degradadas e APP em Hortos Florestais na Depressão Central do RS

Engenheira Florestal Luciana Esber- CMPC

18 de Abril

Quinta - Feira

8h30

Regras e Potenciais para o Mercado de Carbono 

Dr. Carlos Sanqueta – UFPR

Potencial de Sequestro de Carbono e de Mitigação da Emissão de Gases de Efeito Estufa em Sistemas Agropecuários

Dr. Cimélio Bayer-UFRGS

A Ilusão do Conhecimento sobre a mudança do clima da Idade Contemporânea 

Dr. Niro Higuchi - INPA

11h00

Sessão de Encerramento

12h30

Excursões Técnicas 

1 - COPELMI Mineração - 18 NOVAS VAGAS

A. Área de mineração e os processos de recuperação ambiental em andamento. (Mina Arroio dois Ratos)

B. Áreas com recuperação concluída e consolidada (Mina Butiá Leste).

C. Áreas de beneficiamento de carvão, área do aterro e futuras instalações da planta de Biometano. (Mina do Recreio e CRVR)

2 - CMPC - ESGOTADO

A. Processos de cobertura para estabilização de solos com uso de mix de forrageiras e plantio de espécies nativas e exóticas;

B. Recuperação de APPs através da nucleação e cercamento de núcleos.

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INGRESSOS DISPONÍVEIS!

GARANTA SUA PARTICIPAÇÃO NO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO PAMPA E CAMPOS NATURAIS

PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL 

RESTAM APENAS 6 VAGAS

Até 22.03.24

Profissional

R$ 250,00

USD 50,00

Estudante


R$ 125,00

USD 25,00

 DE 23.03.24

Até 12.04.24

Profissional
 

R$ 300,00

USD 60,00

Estudante

R$ 150,00

USD 30,00

PARTICIPAÇÃO ONLINE

Até 22.03.24

Profissional

R$ 350,00

USD 70,00

Estudante


R$ 175,00

USD 35,00

 DE 23.03.24

Até 12.04.24

Profissional
 

R$ 400,00

USD 80,00

Estudante

R$ 200,00

USD 40,00

INSCRIÇÕES NO LOCAL

16.04.24

Profissional
 

R$ 350,00

USD 70,00

Estudante

R$ 175,00

USD 35,00

ATENÇÃO: OS VALORES ACIMA INDICADOS SÃO REFERENTES

EXCLUSIVAMENTE ÀS INSCRIÇÕES NO EVENTO. 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES ATRAVÉS

DO E-MAIL CURSOS@SOBRADE.COM.BR

COMO PAGAR E COMPROVAR INSCRIÇÕES

RESIDENTES DO BRASIL

PIX a favor da SOBRADE

Chave CNPJ: 01 580 882 0001 74

ou

Depósito Bancário

Banco do Brasil (banco 001)

Agência 3510-6

Conta Corrente 12.895-3.

 

Após efetivar o pagamento, enviar o comprovante de depósito para o e-mail cursos@sobrade.com.br e aguardar a confirmação da inscrição, que deverá ocorrer em até 24 horas. Caso não receba a confirmação, ligue para (41) 996715575. 

RESIDENTES NA ARGENTINA, URUGUAI E OUTROS PAÍSES 

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ENVIE SEU TRABALHO PARA APRESENTAÇÃO

DURANTE O SEMINÁRIO | PARTICIPAÇÃO VOLUNTÁRIA

TEMAS PROPOSTOS

- Fisionomias Florestais e Campestres do Bioma PAMPA e Regiões Campestres no Brasil, Argentina e Uruguai; - Uso da Terra Atual, Cenários de Conversão e a Vocação do Bioma Pampa; - Restauração de Florestas e Campos Sulinos: Técnicas e Espécies Prioritárias; - Produção de Sementes, Mudas Nativas e Gramíneas; - Ecologia de Spp Invasoras; - Programas contínuos de Recuperação e Monitoramento em RAD; - O PAMPA e as Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs; - A Pesquisa e a Transferência Tecnológica; - RAD no Pampa: Legislação e Normas Aplicadas; - Potencialidades da Engenharia Natural na RAD; - A RAD na Mineração, em Processos Erosivos, Ambientes Contaminados e de Arenização; - Políticas Públicas para a Qualidade Ambiental das Áreas de Abrangência do Pampa e Campos; - Zoneamento Econômico e Ecológico: Validade e Eficácia; - Fiscalização e Eficácia nas Sanções aos Infratores e Tecnologia de Combate a Crimes Ambientais; - Programação de Treinamento para Fiscais e Técnicos; - Conservação e Gestão da Biodiversidade no Pampa: Prioridades e Metas - A Gestão Ambiental do Agronegócio; - Emergências Climáticas e Impactos no Pampa; - Desafios e Perspectivas para a RAD no PAMPA; - Licenciamento Ambiental: Uso da Inteligência ArVficial, Inovações e Condicionantes; - Sustentabilidade no Campo e nas Cidades;  - Estratégias de Monitoramento na Conservação do Solo e Recursos Hídricos; - Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais; - Regras e Potenciais para o Mercado de Carbono; - Regulação de Práticas e Padronização dos Indicadores ESG e Cumprimento das ODS E, - Práticas Empresariais, Estratégias de Marketing e Compliance Ambiental.

INFORMAÇÕES GERAIS E NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS VOLUNTÁRIOS 

- Os trabalhos, enquadrados nos temas acima, terão seus resumos avaliados pelo comitê científico e, sendo aprovados, deverão ser apresentados nos dias do Evento (a ser definida a forma de apresentação). - O autor que realizar a submissão do trabalho será considerado como Autor Responsável, devendo se responsabilizar pelas incorreções quanto à grafia dos nomes de coautores e autorização de coautorias; - O Autor Responsável pelo trabalho (o qual encaminhou o mesmo) deverá obrigatoriamente estar com a inscrição efetivada e quitada; -Resumos que não atenderem às normas estabelecidas não serão aceitos; Elaboração dos Resumos - O resumo deverá relatar um trabalho técnico ou científico original e incluir, de forma clara e objetiva, a importância do trabalho, material e métodos resumidos, resultados e conclusão. - Fonte: Times New Roman 12, espaçamento simples. Título em negrito; - Margens: todas 2,5 cm; configurado em página A4 (21 x 29,7 cm), Dimensões: 800 palavras, incluindo título, nome dos autores e instituições e palavras-chave. Recomenda-se que o resumo tenha a seguinte estrutura: objetivo, métodos e técnicas utilizadas, resultados e discussão. - Palavras-chave: mínimo 2, máximo 4, separadas entre si por ponto e vírgula. Não repita palavras do título, utilize apenas letras minúsculas, exceto para nomes próprios, siglas e nomes científicos (em itálico). - Título: em caixa alta, centralizado e em negrito. - Autores: Inicie os nomes dos autores pelo sobrenome e, após, complete as iniciais seguidas de ponto. Os nomes dos autores devem ser separados por ponto e vírgula. Exemplo: Fior, C. S.; Lazarotto, M.; Avrella, E, D. O nome do apresentador seve estar sublinhado; - Instituição: deverá conter as seguintes informações para cada autor dos trabalhos: Instituição, cidade, estado, país. Informe apenas o e-mail do autor responsável. - O resumo será em parágrafo único com um espaço simples entre as informações do cabeçalho e um espaço simples entre o corpo do resumo e as palavras-chave. - Resumos não poderão conter gráficos, tabelas e fotografias. - Todo o Resumo deve ter até 800 palavras, sem gráficos tabelas. - Os Resumos serão analisados pelo Comitê Científico do Evento, e a sua aprovação para a apresentação no evento será comunicada ao Autor Responsável, em data definida no cronograma do Evento. - Recomenda-se rigor na produção dos resumos, pois os mesmos serão reproduzidos nos Anais na forma em que forem recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo, portanto, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores.

Adequados às normas citadas acima, os trabalhos serão recebidos para avaliação da Comissão Técnica até as 18:00 horas do dia 28 de março de 2024, devendo ser enviados para o e-mail csfior@ufrgs.br.

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