

02 a 04
Junho de 2025
Curitiba
Paraná
TEMA
Prevenção e Recuperação Ambiental

Programação
02 de Junho | Segunda - Feira
03 de Junho | Terça - Feira
04 de Junho | Quarta - Feira
Envie seu trabalho para apresentação durante o Seminário
NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO/SUBMISSÃO:
I - ENVIO DOS TRABALHOS VOLUNTÁRIOS Os trabalhos voluntários, adequados às normas citadas abaixo, serão recebidos para avaliação da Comissão Técnica até as 18:00 horas do dia 30 de abril de 2025 e devem ser enviados para o e-mail cursos@sobrade.com.br II - TEMAS PROPOSTOS: 1. Legislação e Licenciamento Ambiental em Áreas de Risco. 2. Uso e Ocupação do Solo: Bases para os Planos Diretores Municipais 3. Planejamento, Gestão e Manejo dos Recursos Naturais no meio rural e urbano (mata ciliar, parques, praças, arborização urbana, jardins de chuva, telhados verdes e hortas urbanas). 4. A Engenharia como Solução para evitar Alagamentos, Enchentes e Inundações nas Cidades e suas Consequências. 5. Planejamento e Replanejamento da Drenagem Urbana: “Plano de Macrodrenagem e Ações Pós-enchentes". 6. Causas, Efeitos e Tecnologias para Prevenção e Estabilização em Áreas com Riscos de Deslizamentos. 7. Estudos Hidrológicos e Geotécnicos com Foco em Enchentes e Deslizamentos. 8. Manejo Ambiental para a Estabilização de Encostas e Taludes Fluviais. 9. Reuso da Água como Alternativa para Contenção de Cheias. 10.Sistemas Meteorológicos, Importância Preventiva e Limites dos Alertas Pluviométricos 11.Defesa Civil e Sistema de Informatização. 12.A Sociedade Civil no Trabalho de Recuperação de Cenários na Gestão da Política Pública de Defesa Civil. 13.Ações Técnicas na Recuperação de Desastres Associados a Deslizamentos. 14.Remediação de Impactos, Orientação Pós-emergência e Mapeamento de Áreas de Risco. 15.Estudos de Casos: Experiências Nacionais e Internacionais no Enfrentamento de Inundações e Deslizamentos. 16.Critérios e Procedimentos para Financiamento de Projetos Pertinentes. 17.Critérios para Estabelecer Medidas Preventivas, Corretivas e de Recuperação Ambiental em Enchentes e Deslizamento de Encostas. 18.Áreas Afetadas por Enchentes e Risco de Doenças Infectocontagiosas. 19.Cuidados gerais relativos a sanidade, higiene, acidentes e consumo em geral. Observação: Outros tópicos poderão ser aceitos pelo comitê técnico desde que vinculados ao tema. III - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS VOLUNTÁRIOS Os trabalhos, enquadrados nos temas acima, deverão ser redigidos em português ou espanhol e encaminhados em arquivo no formato MS Word (.doc), configurado em página A4 (21 x 29,7 cm), margens superior, inferior e direita de 2,5 cm e, margem esquerda com 3 cm. O texto deve estar em fonte Times New Roman e tamanho 11 pontos com espaçamento simples de parágrafo. Título: em caixa alta, centralizado e em negrito. Abaixo deverá constar o título em espanhol, em negrito, em maiúsculas e minúsculas. Autor (es): A um espaço do título deverá constar as iniciais do nome, seguido do sobrenome, separados por ponto e vírgula e sublinhando o nome do autor, inscrito no Seminário e responsável pela apresentação do trabalho. Identificação institucional: Logo abaixo deverá conter o nome da instituição, cidade e país, site e endereço eletrônico (e-mail). Resumo: com no máximo 300 palavras. Recomenda-se que o resumo tenha a seguinte estrutura: objetivo, métodos e técnicas utilizadas, resultados e discussão. Palavras chaves: incluir até 4 (quatro) palavras chaves para indexação. Texto do trabalho: deve ter até 12 (doze) páginas. No texto pode-se utilizar elementos de organização que ajudem a melhor compreensão (subtítulos, marcadores e numeração). Referências bibliográficas: Deve obedecer às normas técnicas da ABNT. IV - NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS NA MODALIDADE PÔSTER: Os Pôsteres poderão ser escritos em português ou espanhol. Serão afixados em painéis e deverão conter as seguintes dimensões: 1,20m de altura x 0,80 de largura e deverão ser impressos em lona plástica ou papel de alta qualidade/resistência; Recomenda-se o uso de fontes legíveis a uma distância mínima de 1,5 m. A colocação e retirada dos pôsteres é de responsabilidade de seus autores. A Comissão Técnica definirá o(s) horário(s)/período(s) em que o(s) autor(es) deverão apresentar seu pôster, bem como estarem presentes no local para atendimento aos interessados. Pelo menos um dos autores deverá estar devidamente inscrito. V - APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS VOLUNTÁRIOS: Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente ou em pôster, presencialmente na data do evento, no formato e, em horários estabelecidos pela organização do Simpósio.
Inscrições e informações, enviar e-mail para cursos@sobrade.com.br.

INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS!
Vagas limitadas!
VALORES PROMOCIONAIS
até 28.02.2025
Profissional
R$ 300
Estudante
R$150
DE 01.03.2025
até 28.03.25
Profissional
R$ 400
Estudante
R$200
DE 29.03.2025
até 30.04.25
Profissional
R$ 500
Estudante
R$250
DE 01.05.2025
até 23.05.25
Profissional
R$ 600
Estudante
R$300
GRUPOS
Inscrições para grupos com 6 ou mais integrantes terão desconto adicional – mediante consulta (e-mail para cursos@sobrade.com.br).
PASSO 1:
Realizar o pagamento
PASSO 3:
Aguardar 24h, se não receber e-mail de confirmação, entrar em contato pelo (41) 99671-5575
INSCREVA-SE!
Para garantir sua participação no V Seminário Nacional Enchentes e Deslizamentos de Encostas, você deve:
COMO PAGAR E COMPROVAR INSCRIÇÕES
A favor da SOBRADE
Chave CNPJ: 01580882000174
PIX
Banco do Brasil (banco 001)
Agência 3510-6
Conta Corrente 12.895-3
DEPÓSITO BANCÁRIO
Após efetivar o pagamento, envie o comprovante de pagamento, acompanhado do nome completo – sem abreviaturas e e-mail do inscrito para cursos@sobrade.com.br.
Em até 24 horas, você receberá a confirmação da inscrição.
Em caso contrário, ligue para (41) 99671-5575.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO OU TRANSFERÊNCIA DE INSCRIÇÃO
CANCELAMENTO
As solicitações de cancelamento deverão ser efetuadas até o dia 30 de abril de 2025, mediante comunicação por e-mail para cursos@sobrade.com.br. Até esta data o participante terá direito a restituição do valor pago, deduzido de 20% de encargos administrativos.
A devolução será feita em até 30 dias após o evento.
A solicitação de cancelamento de inscrição após 30 de abril de 2025 NÃO será reembolsada.
TRANSFERÊNCIA DE INSCRIÇÃO
A inscrição no evento poderá ser transferida para outra pessoa dentro da mesma categoria.
Serão aceitas substituições até o 30 de abril de 2025, mediante comunicação por e-mail para cursos@sobrade.com.br, juntamente com os dados do novo participante (substituto).

Conheça as empresas e as instituições que apoiam e patrocinam o nosso evento
e entre em contato para apoiar ou patrocinar - cursos@sobrade.com.br
REALIZAÇÃO
