CURSO ONLINE
Restauração Ecológica de Áreas Mineradas
Data: 16 a 18 de fevereiro de 2022
Horário: 8:00 h às 12:00 h
Carga horária: 12 h
MINISTRANTE
RODRIGO STUDART CORRÊA
Pós Doutor em Solos pela Universidade Federal do Paraná, Ph.D. em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de Melbourne (Austrália), Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília, Especialista em Degradação de Solos e Desertificação pela Universidade Tecnológica de Dresden (Alemanha), Engenheiro Agrônomo pela Universidade de Brasília e Engenheiro Ambiental pelo Instituto de Engenheiros da Austrália. É professor da Universidade de Brasília, onde leciona a disciplina Ecologia da Restauração no programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais. Executou diversos trabalhos de pesquisa e técnicos em restauração ecológica de ecossistemas degradados.
JUSTIFICATIVA
A perda de vastas áreas naturais no século passado criou demanda por estudos em ecologia da restauração, transformando o presente século na “era da restauração”. A destruição de ecossistemas por atividades humanas coloca diversas espécies sob o risco de extinção e planos conservacionistas recomendam a restauração de comunidades vegetais como forma de aumentar a capacidade de suporte do ambiente. A mineração representa a forma mais aguda de degradação ambiental e projetos de restauração de ecossistemas buscam criar, a partir de uma comunidade vegetal implantada, condições que impulsionem comunidades biológicas a seguirem seus caminhos naturais de desenvolvimento, onde processos ecológicos foram destruídos A ecologia da restauração é, portanto, o processo que conduz a sucessão ecológica na direção do ecossistema natural que fora degradado. Ela se materializa por meio da restauração ecológica, que é o processo de restaurar comunidades e sistemas nativos em áreas degradadas.
OBJETIVO
Capacitar profissionais e estudantes para atuarem em Restauração Ecológica de Áreas Mineradas.
ÁREAS DE INTERESSE
Estudantes, Engenheiros Agrônomos, Florestais, Ambientais, Civis, Biólogos, Geógrafos, Geólogos e demais profissionais interessados em ecologia, meio ambiente e restauração ecológica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Ecologia e Ecologia da Restauração -16/2/2022
- Impactos Ambientais e Ecológicos da Mineração - 16/2/2022
- Recuperação e Restauração Ecológica - 16/2/2022
- Recomposição da paisagem minerada - 17/2/2022
- Reconstrução de solos em substratos minerados - 17/2/2022
- Escolha de espécies vegetais - 18/2/2022
- Modelos de revegetação de áreas mineradas - 18/2/2022
- Espécies invasoras -18/2/2022
- Monitoramento de áreas sob restauração - 18/2/2022